Introdução: A autocrítica é importante para todo individuo pois, a ausencia dela leva-nos a idéia equivoca de que sempre acertamos.
1- O que é autocrítica?
A autocrítica refere-se à capacidade interna do indivíduo de realizar uma crítica de si mesmo. Ela implica na análise de seus atos, da sua maneira de agir, dos erros cometidos e das possibilidades de realizar uma autocorreção. Desta forma o sujeito se aprimora. Esse mecanismo é inerente ao processo de autoconhecimento – o ser conhece a si mesmo, identifica seus pontos fortes e fracos, suas potencialidades, e a partir daí corrige os rumos de sua jornada existencial, e se aplica também a um grupo social e a uma instiuição.
Esta sucessão de movimentos psíquicos, que compõe o encontro do indivíduo consigo mesmo, e que passa necessariamente pela autocrítica, é mais complexa do que parece. Normalmente as pessoas estão tão mergulhadas na rotina, e preocupadas em ver no outro os defeitos que lhe são inerentes, bem como em julgar seus semelhantes, que se esquece de voltar-se para si mesmo e realizar um exame minucioso de suas próprias atitudes. Os que se aventuram nessa caminhada interior encontram em sua trilha melindres e suscetibilidades, bloqueios e outras tantas dificuldades.
2- A importância da autocrítica
a) Estamos sempre reavaliando nossas atitudes e comportamento
· Ajuda a compreender nossas limitações
b) Leva-nos ao aprimoramento de nosso testemunho ITs. 5:22
c) Ajuda no desenvolvimento do autocontrole
d) Ajuda no desenvolvimento da autodisciplina
3- Autocrítica e o cristão
a) É de grande importância pois leva-o a conpreender e aceita a total dependencia de Deus
b) Ajuda a desenvolver a compreensão com o próximo
c) E leva a pleno conhecimento de que sempre podemos melhorar
4- Perigos da autocrítica
Por outro lado, há pessoas extremamente perfeccionistas que exigem demais de si mesmas, e assim exageram na sua auto-avaliação, mergulhando fundo na autocrítica e só enxergando defeitos e sombras em seu íntimo. Enquanto os outros erram pela falta desta qualidade, estes pecam pelo seu excesso. É necessário encontrar sempre o equilíbrio nesses processos psicológicos.
5- Releção do cristão e a autocrítica
a) Deve ser de equilíbrio: O cristão pecisa entender que nossa vida não é uma vida sem norte! E para tanto vale lembra que a bíblia diz em I Co.11:28 que o homem deve examinar-se ou seja faze um auto-exame; afim de que esteja sempre refletido em suas atitudes.Socrátes diz: “ uma vida não examinada não é digna de ser vivida”.
6- Objetivos da autocrítica
a) Levar o cristão a uma vida disciplinada
b) Levar o cristão a conpreender a fragilidade humana
c) Levar o cristão a total dependência de seu criador
Conclusão: Entendemos então que a autocrítica é fundamental para um ponto de equilíbrio entre nossas fragilidades, mas que não insenta nossas responsabilidades em procurar melhorar nosso modo de viver.