Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de junho de 2011

COMPORTAMENTO DO CRISTÃO PERANTE O MUNDO.

Texto: I Jo. 2:15-17
INTRODUÇÃO: Não é de agora que os cristãos enfrentam desafios para servir a Deus com integridade. Existem forças que conspiram contra os filhos de Deus para fazê-los conforma com o sistema promiscuo do mundo.
I-                    ADVERTÊNCIAS PARA O CRISTÃO PERANTE DO MUNDO
Segundo o Dr. Russel Shedd: “o mundo exerce uma grande atração sobre nós, como suposto tesouro que vale a pena conquistar e possuir”. Desse modo o mundo e Deus nos oferecem tesouros alternativos. Se Deus for tudo para nós o mundo nada nos vale! Mas ao contrário também é válido. Tg. 4:4 se amamos o mundo nos tornamos inimigos de Deus!

a)      O cristão não deve amar o mundo.
Jesus ao se interpelado pelos fariseus acerca do grande mandamento Mt. 22:37 ; mostrou que nosso amor a Deus deve ser primazia.
·         O mundo não nos conhece porque não conheceu a Deus I Jo. 3:1
·         O mundo odeia os que são de Deus I Jo. 3:13
·         O mundo esta sob controle do maligno I Jo. 5:19
·         O mundo esta perdido e precisa de redenção I Jo. 4:10,14
Sendo assim o nosso grande desfio é estar no mundo e não pertencer a ele Jo. 17:15

b)      O cristão não deve amar o mundo, pois nele há
·         A concupiscência da carne o que significa desejos ilícitos Rm. 13:14 os não regenerados andam segunda a carne Ef. 2:3
·         A concupiscência dos olhos, aludindo-se aquilo que entra no sentido da visão e cativa a alma, tornando o homem prisioneiro de seus próprios desejos.
·         O mundo passa; não podemos nos iludir com coisas temporárias, pois elas não dão sustentabilidade a vida II Co. 4:18
·         Quem faz a vontade de Deus permanece Jo. 12:25 Agostinho diz: “ Agarra-te em Cristo. Por tua causa Ele se tornou temporal, para que pudesse torna-te eterno. Pois Ele foi feito temporal a fim de permanecer para sempre. Une teu coração à eternidade de Deus, e será eterno juntamente com Ele”.

II-                  DESAFIOS ÉTICOS PARA O CRISTÃO PERANTE O MUNDO
O apostolo Paulo, sempre advertia a igreja a ter uma conduta ética na caminhada cristã Rm. 6:4, Rm 13:13, Gl. 5:16
a)      Insatisfação com o mundo; o cristão precisa aprender a cultivar um sentimento de insatisfação com os valores do mundo. A não insatisfação significa no mínimo, queda de nossos valores.Hb. 12:2 e Jo. 16:33
b)      Empenho por mudança. A mudança na concepção bíblica é um processo que avança na medida da renovação de nossa mente pelas práticas devocionais, tais como:
·         Alimentarmos-nos da palavra Sl. 119:11
·         Recusarmos acolher certos pensamentos que prejudicam nossa vida cristã Fp. 4:8
·         Confessarmos e abandonar o pecado I J. 1:9
·         Evitarmos encontro com mal Jó. 31:1
c)       Desejo de fazer a vontade de Deus. O discernimento da vontade de Deus deve ser seguido pela aceitação e obediência a ela. Cristo é o nosso modelo! Ele venceu submetendo-se a vontade do Pai.
·         Quando ensinava o discípulos a orarem Mt. 6:10
·         Na sua missão Jo. 5:30; 6:38
·         Na sua morte Mt. 26:42
Quem dera os cristãos tivessem total submissão à vontade de Deus, não seríamos egoístas quanto somos. Não cairíamos na malha do mundo que tanto prega e estimula a realização de nossas vontades.

III-                O COMPROMISSO DO CRISTÃO PERANTE A SOCIEDADE
O seu papel não é apenas denunciar o mundo com sua pecaminosidade, mas lutar pela sua transformação. Acreditamos nisso Rm 1:16
a)      Compromisso com a transformação espiritual. Não há como negar a decadência espiritual que o mundo vive IITm 3:13; hoje as pessoas busca espiritualidade desprovida da palavra de Deus! E isto os afasta de Deus eles ludibriados acham que estão aproximando.
b)      Compromisso com a transformação moral. Mt. 5:13 somos o que dá equilíbrio a este mundo, mas vivemos o tempo do relativismo, onde verdades absolutas começam a ser questionadas e leva a saciedade a uma devassidão moral.
c)       Compromisso com a transformação social.
CONCLUSÃO: Os desafios de ser cristão numa sociedade pecadora não é tarefa de gigantes espirituais, mas de homens e mulheres, que atenderam o chamado de Cristo para segui-Lo.