Total de visualizações de página

terça-feira, 13 de novembro de 2012

A IGREJA NA PLENITUDE DE CRISTO


Texto: Ef. 1:3, 4

Introdução: Para que a igreja viva na posição plena pela qual fora constituída, é necessário que, a mesma reconheça seu estado de dependência de Deus e também busque a capacitação e condições oferecidas por Ele para cumprir com sua missão.

I-                  CONHECENDO A RESPONSABILIDADE DA IGREJA
1-    Adorar a Deus e reconhece-lo como único Deus Jo. 17:3
2-    Edificar-se em unidade Ef. 4:3-7
3-    Anunciar o evangelho a toda terra Mc. 16:15

II-               CONHECENDO O ADVERSÁRIO DA IGREJA
1-    Ele é o príncipe deste século I Jo. 5:19
·        Responsável maior pela promiscuidade social
·        Sincretismo religioso
2-    Ele possuir poder para enganar

III-            CONHECENDO AS ARMAS DA IGREJA
1-    Tríade espiritual
2-    Verdade Jo. 8:32

IV-           CONHECENDO O FUNDAMENTADOR DA IGREJA
1-    Ele possui todo o poder
2-    Ele enviou o Espírito Santo para nos ajudar em nossa missão
3-    Ele esta conosco em todas as situações
4-    Ele acredita em nós
5-    Ele é fiel para cumprir os seus desígnios para nossas vidas.

Conclusão: Para a igreja invisível obter atitudes visíveis ela precisa de obreiros que conheçam sua dinâmica e se propõe de coração a andar juntamente com a mesma na plenitude de Cristo. Mas para que isso aconteça é necessário: conhecer sua responsabilidade frente à instituição divina, seu adversário e acima de tudo o seu fundamentador.


terça-feira, 16 de outubro de 2012

A NECESSIDADE DE PERDÃO E COMUNHÃO


                                                                                      Texto: Mt. 18:21-35

INTRODUÇÃO: Rompimentos nos relacionamentos acontecem com muita frequência, entre irmãos na igreja, entre amigos e até mesmos em membros de uma mesma família.
  Satanás tem investido contra a igreja nesta área, pois ele sabe que uma Igreja dividida não subsite.
I-           COMPREENDENDO O PERDÃO
A reconciliação não é algo a ser praticado somente entre nós e Deus, mas também para nossos irmãos. O mesmo perdão que recebemos de Deus deve ser praticado para com nossos semelhantes.
1-    QUEM NÃO PERDOA NÃO É PERDOADO
O perdão ou a falta dele faz muita diferença na vida de alguém. A palavra de Deus é clara quanto ao fato de que se não perdoamos a quem nos ofende, então Deus não nos perdoará. Mt. 6:14 . Deus tem nos dado seu perdão gratuitamente, sem que o merecêssemos, e espera que usemos o mesmo espírito misericordioso para com os que nos ofende.
·         O 1º. Devedor tinha uma dívida impagável 200 mil dias de trabalho Ou seja, mais de 547 anos. Em dinheiro 4 bilhões de dólares .
·         O 2º. Devedor tinha uma divida menor o equivalente a 100 dias de trabalho. Esta diferença revela a dimensão da dívida que cada um de nós tínhamos para com Deus. O cristão que foi perdoado de seus pecados e recusa-se a perdoar o seu irmão terá seu perdão revogado.
2-   A FALTA DE PERDÃO É UMA PRISÃO.
Quem não perdoa está preso. Mt. 18:34; O Senhor o entregou ao verdugo significa “torturador”. Além de preso aquele homem seria torturado como forma de punição.
·         Os demônios amarram a vida de quem retém perdão. Suas torturas são: angústia, depressão, enfermidades, debilidades físicas e vida espiritual apática.
·         O ressentimento é o mesmo que você tomar veneno e esperar que te magoou venha morrer. Ou seja, a falta de perdão prejudica mais quem recusa a perdoar.
·         Alguns cometem o erro de achar que ao perdoar alguém esta beneficiando o ofensor! Ledo engano!
3-   O DIABO  QUEM LEVA VANTAGEM
·         II Co. 2:10,11 Paulo enfatiza que a falta de perdão entre irmãos leva o diabo a vantagens no meio do povo de Deus.
·         Deus não é engrandecido quando há falta de perdão.
·         Não devemos dar lugar ao diabo Ef. 4:27
II-        COMO PODEMOS RESTAURAR UMA COMUNHÃO QUE FOI ROMPIDA

1-    TENDO INICIATIVA
Nenhum alço rompido pode ser restaurado se não tiver iniciativa de alguém. Alguém tem que tem levantar a bandeira branca e sinalizar que deseja um concerto. Foi o que aconteceu com Jacó e Esaú Gn.32:4 . Houve um ato de humildade de ambos.
·         Perdão não é sentimento e decisão e também um ato de fé.
·         Perdão não flui espontaneamente, deve ser gerado no coração por levar em consideração aquilo que Deus fez por mim e sua ordem é perdoar.
·         As consequências da falta de perdão devem ser lembradas, para dar mais munição à razão do que a emoção (ego).
2-   É IMPORTANTE VER OS OFENSORES COMO VÍTIMAS

a-   JESUS ENSINOU ISTO NA CRUZ
·         Lucas 23:34 ao invés de olhar para a multidão que também era passivas de castigo, Jesus enxerga que eles eram vítimas; da cegueira e ignorância espiritual.
·          
CONCLUSÃO: O rabino Harold Kushner disse que as crianças perdoam rápido, e se reconciliam na velocidade da luz, pois “preferem ser felizes a ter razão”. São simples, e humildes, não se constrangem com vitórias e derrotas, pois não competem, apenas brincam. Não estão no jogo de “quem é o maior e quem é o menor”.

Fontes. Adaptações e Enciclopédia de Teologia e Filosofia ,R.N. Champlim , e artigos e estudos de : Josias Moura e Luciano Subirá 

terça-feira, 4 de setembro de 2012

PEDRAS NO CAMINHO! O QUE FAZER?



Texto: Gn. 28:10-19

Introdução: Certa vez ouvi alguém dizer que ‘quando Deus não muda as coisas, Ele nos muda em relação a elas’. Quando oramos para que as coisas mudem, muitas vezes nós é que precisamos mudar interiormente.
Em muitas situações, tentamos fazer concertos e remendos em nossas vidas, mas na verdade é preciso recomeçar. Não adianta mudar de emprego, casa, cidade, médico, relacionamentos, e tudo o mais sem mudar interiormente nosso viver.

COMO LHE DAR COM AS PEDRAS EM MINHA VIDA?
1-  Utilize sua pedra como um travesseiro: “tomou uma das pedras do lugar e fê-la seu travesseiro” v.11
A primeira coisa que aprendemos com Jacó é que em tempos difíceis precisamos encontrar um tempo para descansar no Senhor. Para mudar é preciso parar. Se eu quiser mudar minha direção, devo primeiro parar e então retornar. Não adianta prosseguir se está dando tudo errado.
Descanse no Senhor e Ele vai restaurar a sua vida novamente!
2- Transforme sua pedra em um sonho: “e sonhou” (v.12)
No meio desta dificuldade toda Jacó teve um  sonho. Ele viu que aquela pedra seria o primeiro degrau de uma grande escada que de tão alta atingia até o céu. Nesta escada havia um grande movimento de anjos subindo e descendo.
Este sonho seria a força que precisava para inspirar sua vida dali para frente. Sua vida que parecia um pesadelo, agora se transformaria em um sonho de Deus.
Você tem um sonho?
Deus quer trabalhar em sua vida e realizar seus sonhos!
3- Transforme sua pedra em um ALTAR: “tomou a pedra que havia posto por travesseiro e a erigiu em coluna sobre cujo o topo entornou azeite. E ao lugar, cidade que outrora se chamava Luz, deu o nome de Betel” v.18-19
Aquela mesma pedra que antes era um problema, Jacó a transformou em um travesseiro para descanso e ali sonhou agora ele se levanta e transforma a pedra em um altar para adorar a Deus. Aquele lugar foi marcado por aquela pedra e ganhou o nome de Betel que significa ‘casa de Deus’ (v.17).
Muitas pessoas, quando passam por problemas, a primeira coisa que deixam de fazer é orar, ir ao culto e louvar a Deus. Neste momento é que mais precisamos de Deus e devemos orar mais, ler mais a palavra e nos consagrar inteiramente ao Senhor. O diabo gosta de colocar umas pedras no caminho do crente e fica mais alegre ainda quando vê que isso o impede de orar.
Deus não tem culpa de nossos problemas. Muitas vezes as dificuldades que enfrentamos são consequências de outras coisas que fizemos e não podemos culpar Deus por isso. Contudo podemos buscar sua face pedindo sua misericórdia e esperando sua salvação para mudar a nossa sorte.
Como transforme as pedras em um altar para Deus? Um pregador dizia que ‘crente não tem problemas e sim motivos de oração’. Quando fazemos de nossos problemas em motivos de oração, os problemas deixam de serem problemas e se transformam em bênçãos porque vemos Deus agir em nosso viver.
Você está passando por tribulações?
Quanto mais pedras encontrar, adore mais ao Senhor!

-CONCLUSÃO: “na verdade o Senhor está neste lugar e eu não sabia” v.16
Jacó pensava que estava sozinho e que aquele lugar não tinha a bênção de Deus. Pensou que nunca mais voltaria ali, mas Deus lhe prometeu dar aquela terra (v.15) e que sua família que Jacó pensara que tinha acabado, seria abençoada pelo Senhor (v.14). Aquele lugar difícil foi onde Jacó mais foi abençoado (v.17).
Não adianta fugir de seus problemas. No lugar onde está Deus pode te abençoar, bem como sua família. Se tiver uma pedra aqui e você fugir dela, haverá outras pedras mais adiante. Quando pensamos que tudo está acabado, Deus se levanta para recomeçar por nós e fazer tudo melhor ainda. De tão atribulados pensamos às vezes que Deus não está conosco. Mas você não está sozinho. Deus está contigo!

Adaptação! Fonte Lições de fé e coragem Pr. Welfany

terça-feira, 7 de agosto de 2012

UMA ESCOLHA CERTA!




Texto: Josué 24.15

Introdução:Nenhum dos que testemunharam dos grandes feitos do Senhor na libertação do povo, do Egito, com exceção de Josué e Calebe, estava vivo . É aí, que Josué, tomado de zelo do Senhor, desafia o povo a uma tomada de posição.

I – Por que escolher?
  1 – fomos criados por Deus com a capacidade de fazer escolhas e tomar decisões.
2 – Escolhas espirituais são individuais. Ninguém pode fazê-las por você, mesmo, que seja o seu líder.
3 – Deus condena a duplicidade de conduta espiritual – I Reis 18.21
4 – A escolha certa ou errada implica em consequências espirituais imprevisíveis – Dt 30.19-20

II – Quando escolher?

“... escolhei hoje...”.
1 – A escolha tem que ser feita com urgência - “...hoje...”. Porque assim o Espírito Santo ordena:

“Hoje se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações”. Hb 4.7b.

2 – A escolha tem que ser feita hoje, porque o amanhã poderá ser tarde demais.

III – Há um propósito na escolha

 “... a quem deveis servir...”.

1 – A quem nos submeteu a servir, a esse obedecemos.

Rm 6.16 - “não sabeis que daquele a quem vos apresenteis como servos para lhe obedecer sois servos desse mesmo a quem obedeceis, seja do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça”.

2 – Assim como é impossível seguir em duas direções opostas ao mesmo tempo, de igual modo é impossível servir a Deus e ao sistema controlado pelo diabo – Mt 6.24 - “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e as riquezas (mamon)”.

 
3 – A juventude de nossa igreja é despertada pelo Espírito Santo a lembrar-se do Senhor nos dias de sua mocidade – Ec 12.1 - “Lembra-te também do teu criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos em que dirás:

“Não tenho prazer neles”.

● Lembra-te com alegria

● Lembra-te com temor

● Lembra-te com esperança

IV – Uma escolha acertada

1 – Josué fez escolha acertada, quando, após instar com uma congregação contaminada pelo mundanismo e indecisa, escolheu servir ao Senhor – Js 24.25 - “...eu e minha casa serviremos ao Senhor”.


2 – José fez a escolha acertada quando escolheu manter-se sexualmente puro em lugar de ceder à sedução da mulher de Potifar – Gn 39.9-10 - “Como, pois, posso eu cometer este grande mal, e pecar contra Deus? Entretanto, ela instava com José dia após dia; ele, porém, não lhe dava ouvidos, para se deitar com ela, ou estiver com ela”.


3 – Moisés fez a escolha acertada quando já adulto decidiu mudar a sua história – Hb 11.24-26 - “Pela fé Moisés, sendo já homem, recusou ser chamado filho da filha de faraó, escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus do que por algum tempo possuir gozo do pecado, tendo por maiores riquezas o opróbrio de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa”.


4 – Daniel fez a escolha acertada quando optou ser um “marginal” dentro do império de Babilônia.
Dn 1.8

- “Daniel, porém, propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia”.


5 – A escolha será acertada, quando nos tornamos: “Irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus imaculados no meio de uma geração corrupta e perversa, entre a qual resplandeceis como luminares no mundo, retendo a palavra da vida...” Fl 2.15-16.


Conclusão: Hoje é o dia em que o nosso Deus preparou para você. Escolha fazer uma aliança com Jesus e receba gratuitamente a salvação e a vida eterna. “Assim que o líder espiritual estiver seguro quanto à vontade de Deus, ele partirá para a ação imediata, não importando as consequências. Ao perseguir os seus ideais, ele terá coragem suficiente para queimar as pontes atrás de si” J. Oswald Sanders.

Fonte: Manacial da palavra do pastor Aldenir Araújo
Biblia Sagrada N.V.I.
Teologia do V.T. Champlim


terça-feira, 19 de junho de 2012

DESENVOLVENDO INTIMIDADE COM DEUS


Tg. 4:8a

Introdução: Para desenvolvermos uma intimidade com Deus é preciso:  

I-           OBEDIÊNCIA A PALAVRA

1-    Obedecer é melhor que sacrificar

2-   Jesus foi obediente até a morte

3-   Abraão obedeceu à palavra

·         Tornou-se um grande patriarca

4-   Guarda a palavra para não perca Sl. 119:11



II-        MOMENTOS DE ORAÇÃO

1-    A oração é a chave para o sucesso

2-   Com a prática da oração é que se superam as crises

3-   A oração nos leva a intimidade com Deus

4-   Somente através da oração que somos moldados por Deus

5-   A oração não deve ser uma prática esporádica da vida cristã



III-     RESULTADOS DE UMA VIDA COM INTIMIDADE COM DEUS

1-    Orações respondidas Jo. 15:7 “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverdes em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito”.

2-   Garantia de que Ele cumprirá todas a sua promessas Jr. 1:12

3-   Proteção de Deus Sl. 145:20



Conclusão: Ao desenvolvermos uma vida cristã de intimidade com Deus nunca mais seremos os mesmos.




Fontes: Bíblia Sagrada Apologética; 1a. Impressão 2000; ICP
             Manancial Biblico Ed. 2007 Ed. RQ Santos,Eron

terça-feira, 12 de junho de 2012

LEVANTA-TE E VAI ATÉ O VALE


Ez. 3:22

Introdução: Um vale é um acidente geográfico cujo tamanho pode variar de uns poucos quilômetros quadrados a centenas ou mesmo milhares de quilômetros quadrados de área. É tipicamente uma área de baixa altitude cercada por áreas mais altas, como montanhas ou colinas.Os vales são geralmente formados pela atividade fluvial, onde a ação da água corrente causa a erosão do terreno. No entanto, os vales podem ser formados por outros processos geográficos.

I-                   VALE DA DECISÃO

1.      Multidões e multidões no vale da decisão Jl. 3:14

2.      É o vale de Josafá

3.      Um povo em decisão de que lado vai ficar

II-                VALE DA HUMILHAÇÃO

1.      Deus só vai ter contigo no vale

2.      Levanta-te e sai ao vale e lá falarei contigo Ez. 3:22

3.      É no vale que você vai ter experiência com Deus

4.      Depois do vale vem a resposta de Deus para sua vida

III-             O VALE PODE SER UM LUGAR DA BÊNÇÃO

1.      Josafá se despoja das bençãos e volta vitorioso II Cr. 20:26

2.      Jacó passando o vale, se encontrou com o Senhor e lutou para obter sua vitória Gn. 32:22

IV-             QUEM NÃO CONHECE O VALE

1.      Não desce do seu “EU”

2.      Nabucodonozor Dn. 4:30

3.      Herodes At. 12:21-23

Conclusão: É no vale que desenvolvemos nossa intimidade com Deus! E expressamos os mais sinceros louvores a Ele