Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de junho de 2011

OPORTUNIDADE QUE GERA MUDANÇA


Texto: MARCOS 1 : 40 – 44

Introdução:
No tempo de Moisés a lepra era algo que marcava para sempre a vida de uma pessoa.Como relata Levíticos 13, esta enfermidade era como uma “condenação de pecado”, vindo da parte de Deus. Quando o sacerdote declarava uma pessoa leprosa, esta seria banida para sempre do seu convívio familiar, social e espiritual. Vivendo em colônia, um lugar bem afastado da cidade e no subterrâneo. No tempo de Jesus nada mudara sobre esta lei. Entretanto, encontramos um homem leproso que ouvindo sobre os seus milagres, rompe barreiras poderosas para encontrá-Lo com a perspectiva de alcançar uma única oportunidade que mudaria para sempre a sua história.
Vejamos as consequências sociais e espirituais que causam a lepra, comparadas ao pecado:

A lepra separa ………………………….. O pecado Separa o homem de Deus
A lepra insensibiliza ………………….. O pecado Cauteriza a consciência
A lepra deixa marcas ………………… O pecado gera Culpa e medo
A lepra contamina …………………….. O pecado é Contagioso
Deixa a pessoa impura ……………… O pecado empurra para o Isolamento
A lepra mata …………………………….. O pecado gera a morte
Não podemos ignorar as ATITUDES deste homem; grande ousadia, profunda humildade, genuína fé e coragem. Em seguida, observamos que diante dessas características é que começaria as poderosas ações do Mestre da Vida. Vejamos:
1) JESUS TEVE UMA PROFUNDA COMPAIXÃO
Marcos nos leva até o coração de Jesus e revela o que o levou agir. Jesus é a disposição encarnada e poderosa de Deus. Em Jesus, Deus fez uma ponte entre Ele e os excluídos. Jesus sentiu compaixão pelo leproso em vez de pegar em pedras para expulsá-lo da sua presença, Ele sente compaixão. O real valor de uma pessoa está em seu interior e não em sua aparência. Embora o corpo de uma pessoa possa estar deformado pela enfermidade, o seu valor é o mesmo diante de Deus. Mesmo que todos o rejeitem, Jesus se compadece. Ele sabe
o seu nome, seu problema, sua dor, suas angústias, seus medos. Cristo tem uma grande compaixão por nós.
2) JESUS TEM UM TOQUE GENEROSO.
O toque de Jesus quebrou o sistema judaico, porque se tornava impuro quem tocava num leproso. Talvez, havia muito tempo que este homem tinha a necessidade de que alguém o tocasse, e neste momento bem antes da cura acontecer, recebe um toque, o que ninguém jamais teria coragem de fazer. Jesus poderia curá-lo sem o tocar. Mas o Mestre viu que aquele homem tinha não apenas uma enfermidade física, mas uma profunda carência emocional, que foi curada antes da cura da sua enfermidade. Este toque generoso curou a sua alma, a sua auto-estima, a sua imagem destruída. Jesus pode tocar você também. Basta um toque e você ficará curado, liberto, purificado, restaurado e transformado para a Glória de Deus.
3) JESUS TEM A PALAVRA EXTRAORDINÁRIA.
Jesus atendeu prontamente ao clamor do leproso. Ele disse: “Quero, fica limpo”, no mesmo instante, desapareceu a lepra, e ficou totalmente limpo. Aquele homem não mais voltaria para a sua condenação social e espiritual, agora ele é reiterado a sociedade, à família e a vida espiritual. Precisamos resgatar urgentemente em nossa caminhada, a convicção de que a Palavra de Jesus é poderosa para operar milagres e resgatar pessoas. Imaginemos o pedido desse homem que vivia em uma colônia de leprosos no subterrâneo e que agora em meio ao seu pedido volta a ter vida, e “vida em abundância”. O milagre de Jesus foi público, imediato e completo. Ele deseja o mesmo para as nossas enfermidades espirituais.
Conclusão:
Podemos afirmar que Jesus curou o leproso, física, emocional, social e espiritualmente. Aquele homem recobrou a sua saúde e sua dignidade. Ele deixou de ser impuro e tornou-se aceito em todas as esferas da sociedade. Ele abraçou com “unhas e dentes” a OPORTUNIDADE que mudaria toda a sua história. Este moço agora tem uma magnífica missão, TESTEMUNHAR daquilo que Jesus operara na sua vida. Ele deveria ir ao sacerdote para dar testemunho ao povo. Precisamos anunciar o que Deus faz por nós. O testemunho desse milagre poderia gerar fé no coração de todas as pessoas que o ouvissem. Por isso, o nosso testemunho é necessário na caminhada, quer seja em casa, na família, no trabalho, na escola, na igreja ou até mesmo quando somos confrontados.