Total de visualizações de página

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Como deve ser o modo de vida do cristão?

Efésios 4:1-6

Introdução


Depois de examinarmos as condições morais do mundo pagão, teremos melhores condições de reconhecer de que tipo de vida os efésios foram salvos e quais as tentações que os cercavam.

"Desviar-se é humano" era o seu lema.
Para um grupo de pessoas habitantes, mas libertas de tal mundo foi que Paulo endereçou as suas exortações. Depois de descrever o caráter moral do mundo pagão (4.17-19), diz: "Mas vós não aprendestes assim a Cristo, se é que o tendes ouvido e nele fostes ensinados, como esta verdade em Jesus". Noutras palavras, os efésios tinham aprendido outro padrão de conduta mediante o ouvir do Evangelho.
I) - Uma vida de renúncia (Ef 4.22)

"Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano". O "velho homem" se refere à natureza pecaminosa herdada de Adão. Essa natureza é corrompida e inspirada por desejos e concupiscências que colocam os homens numa armadilha e os destroem.

II) - Uma vida de pensamentos puro  (Fp 4.8)

Os pensamentos impuros  naturalmente levam a um viver impuro. O cristão deve dirigir o seu pensar de acordo com o ensino do Novo Testamento. Então terá "a mente de Cristo".

III) - Uma vida de santificação pela palavra (Jo. 17:17). No princípio, Deus criou o homem à sua própria imagem; aquela imagem foi danificada pelo pecado, mas é restaurada quando uma pessoa nasce de novo; e procura viver na luz da palavra


IV) – Uma vida pautada na verdade (Ef 4.25)

"Pelo que deixai a mentira e falai a verdade cada um com o seu próximo". Uma mentira é algo falso que tem o propósito de enganar e tem um desígnio errado


VI) – Uma vida de integridade (Ef 4.28)


a) - A honestidade. O padrão cristão com respeito ao furto, vai mais profundo do que o padrão popular. Todos consideramos como ladrão aquele que a lei condenou por furto. Mas, em outras formas, o furto é tão comum como o mentir.