Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Oração e guerra espiritual


Texto: Tg. 5;17;  Ef. 6:12

Introdução: A nossa vida cristã é marcada por batalhas, que só será possível sair vitoriosos se tivermos o discernimento necessário para compreender em que campo de batalha nos encontramos. Esse discernimento só será possível com uma boa sensibilidade espiritual, vinda de uma vida de oração.

I-                   ORAÇÕES IMPRUDENTES E EGOÍSTAS
1-      Oração da mãe dos filhos de Zebedeu Mt. 20:21
2-      Oração de Elias I Rs. 19:4

II-                ORAÇÕES PRUDENTES E INTECESSORAS
1-      Moisés por Israel Ex. 32:32 “...perdoa o teu povo...”
2-      Jó pelos seus amigos Jó 42:10
3-      A igreja primitiva por Pedro At. 12:5 a igreja ora pelo líder
4-      Paulo pela igreja Ef. 3:14 o líder ora pelos liderados

        III - GUERRA ESPIRITUAL E SUAS IMPLICAÇÕES:

      1. Se pudéssemos nos compenetrar, realmente, do quanto eles atrapalham nossas vidas (atacam nossas finanças também), poderíamos simplesmente transformá-las (lembrar Ef. 6:12).  (O que acontece lá fora no mundo às vezes nem conseguimos imaginar--a participação demoníaca nos suicídios, nos toxicômanos, nos homossexuais, na pornografia, na música "rock", no crime, na violência, na imoralidade "não está no gibi".).
      2. Porém, não enxergar demônio debaixo de cada pedra e atrás de cada pau-- exige-se discernimento.
      3. Não jogar a culpa de tudo de mal que faz sobre o inimigo--somos pecadores por conta própria.
      4. Os ataques podem ser indiretos (carta, telegrama, telefonema); atacam um filho para atingir os pais, etc.

Observação: Gastei esse tempo todo versando sobre o inimigo não para enaltecê-lo, e muito menos cultuá-lo, e sim para que vocês se conscientizem, se compenetrem do perigo que ele representa.  Quem for mexer com fera sem respeitar o perigo que representa sem saber lidar, fatalmente apanha.  Temos um inimigo terrível pela frente, mas o nosso Mestre, Jesus, nos coloca à disposição armas perfeitamente adequada, não só para nos defender como para impor a derrota a aquele.  Resta uma questão que exige consideração: Porque tanta ignorância sobre este assunto nos meios evangélicos?

       IV. Mas, Porque Tanta Ignorância da Nossa Parte?  (Ignorar o inimigo é facilitar demais.).

1.      Somos influenciados pela cultura envolvente que é muito materialista, descrente no sobrenatural.  Lembrar I João 5:19.  O materialismo é um dos sofismas (II Cor. 10:5) confeccionado por Satanás para afastar as pessoas do conhecimento do Criador (também o Islã, o Marxismo, o Hinduismo, o Budismo, o Animismo, o Humanismo, o Espiritismo, etc.).  (O pesquisador materialista estudando fenômenos "para-psicológicos" se expõe fatalmente.).
 
CONCLUSÃO: A nossa luta não é contra a carne e o sangue conforme nos diz a palavra de Deus; por isso devemos revestir de toda a armadura de Deus.Ef. 6:10-20