Total de visualizações de página

terça-feira, 23 de agosto de 2011

A BUSCA INTELIGENTE



IS 55.1-7 
INTRODUÇÃO:
1. A vida de qualquer pessoa neste mundo é caracterizada por uma constante busca de diversas coisas:
a) Busca do dinheiro,
b) Busca de posição, cargos, política, etc.,
c) Busca de prazer, sexo,
d) Busca de lazer, clubes, descanso,
e) Busca de vícios, drogas, etc.
2. Na busca destas coisas gasta-se muito dinheiro e até mesmo a própria vida. Várias destas coisas jamais deveriam ter sido buscadas, Is 55.2 “Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz?”. Vamos ver nesta noite o que poderíamos chamar de:  
Uma Busca Inteligente” 
I. PARA UMA BUSCA INTELIGENTE, DEVEMOS PERGUNTAR: O QUE BUSCAR?
1. Buscar ao Senhor, v.6, “Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”. Quando você busca ao Senhor, você busca também o seu Reino, Mt 6.33, “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça que as demais coisas vos serão acrescentadas”. Quando você busca ao Senhor, você busca o que é essencial para a vida:
a) Quando buscamos ao Senhor, recebemos o melhor, v.2, “Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares”. A palavra manjar vem do termo hebraico “deshen” que traz como significado “cinzas das vítimas sacrificadas misturadas com gordura”, “fertilidade”, “fartura”.
b) Porém, quando buscamos outras coisas, pode ser que nem estas coisas teremos, Am 5.11, “Portanto, visto que pisais o pobre e dele exigis tributo de trigo, não habitareis nas casas de pedras lavradas que tendes edificado; nem bebereis do vinho das vides desejáveis que tendes plantado”. Nos dias de Amós, o povo estava buscando construir casas de “pedras lavradas” e tentando produzir o “melhor vinho”. Porém Deus os alerta sobre o fato de que jamais desfrutariam destas bênçãos materiais, uma vez que para conseguir seus intentos estavam oprimindo os pobres. O mundo em que vivemos é assim! A louca “corrida em busca do ouro”, pisoteia, oprime, maltrata, mata os menos favorecidos. Vivemos numa sociedade injusta! Porém quem assim procede não poderá ter as bênçãos do Senhor.
c) Devemos buscar a Jesus que é o Pão da Vida, Jo 6.51, “Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne”. O pão na Bíblia é sinônimo de alimento diário, Sl 132.15, “Abençoarei com abundância o seu mantimento e de pão fartarei os seus pobres”. No Novo Testamento, Jesus se coloca como sendo o “Pão da Vida”, que é alimento espiritual para todos aqueles que o buscam.
d) Devemos buscar a Deus que é o Manancial de Águas Vivas, Jr 2.13, “Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas”. Novamente temos aqui outra figura, a figura da água, a qual é imprescindível para a vida material, e é sinônimo de bênçãos espirituais. Por esta razão Deus é o “manancial de águas vivas”, e Jesus é no Novo Testamento a “Fonte de Água Viva”, pois aquele que tem sede de Deus terá a sua sede saciada.
2. Certamente, Deus recompensará aqueles que o buscam, Hb 11.6, “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam”.
3. Busque ao Senhor, Fonte de Vida Eterna!

II. PARA UMA BUSCA INTELIGENTE, DEVEMOS PERGUNTAR: COMO BUSCAR?
1. Aprendendo a ouvir Deus e a sua Palavra. “inclinando os ouvidos”, v.3; “ouvi e a vossa alma viverá”, v.3; “ouvi-me atentamente”, v.2. Ninguém pode buscar ao Senhor, sem estar disposto a ouvir e obedecer sua vontade. Ouvir é obedecer. Uma expressão comumente usada por Jesus é a seguinte: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”, Mt 11.15. Deus fala conosco de diversas maneiras e precisamos aprender a ouvi-lo para sermos abençoados.
2. Abandonando a prática do mal. “deixe o perverso o seu caminho...”, v.7. O caminho do perverso é o caminho do pecado, da impiedade e da maldade, Pv 16.25, “Há caminho que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte”. Não há como buscar a Deus e conservar um comportamento pecaminoso. Aquele que se achega para Deus, deve estar consciente de que sua vida precisa ser mudada, transformada pelo poder da Palavra Santa.
3. Evitando os pensamentos maus. “...o iníquo, os seus pensamentos...”, v.7. Na mente do homem tem origem todos os pecados:
a) Mt 15.19, “Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias”. Aqui há uma alusão ao “coração”, como sendo a fonte de todo comportamento errado. A palavra “coração” vem do termo grego “kardia” e tem como significado “o centro da vida tanto física, como espiritual”, “fonte dos pensamentos, paixões, desejos, apetites, afetos, propósitos, etc.”, “a parte mais interior do homem”.
b) Is 59.7, “Os seus pés correm para o mal, são velozes para derramar o sangue inocente; os seus pensamentos são pensamentos de iniquidade; nos seus caminhos há desolação e abatimento”. A palavra “pensamento” vem do termo hebraico :”machashabah”, e significa “imaginação”, “pretensão”, “propósito”. Normalmente, as ações erradas passam pelo filtro da mente. Quando uma pessoa pensa erradamente, seu procedimento poderá ser também errado, Pv 23.6-7, “6 Não comas o pão do invejoso, nem cobices os seus delicados manjares. 7 Porque, como imagina em sua alma, assim ele é; ele te diz: Come e bebe; mas o seu coração não está contigo”.
4. Tendo uma real mudança de vida. “converta-se ao Senhor...”, v.7. Temos aqui a ideia de “voltar-se para o Senhor”. Isto indica uma mudança radical, uma mudança de rumo, de direção:
a) Ez 18.23, “Acaso, tenho eu prazer na morte do perverso? - diz o SENHOR Deus; não desejo eu, antes, que ele se converta dos seus caminhos e viva?” Deus quer que você se converta dos seus maus caminhos para viver realmente.
b) Jl 2.12, “Ainda assim, agora mesmo, diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto”. A conversão deve ser de todo o coração, Jr 29.13, “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração”. A verdadeira conversão implica em mudança de comportamento, de direção.
5. Para buscar ao Senhor, você precisa: Obedecer sua Palavra, deixar o seu mal caminho, converter-se.

III. PARA UMA BUSCA INTELIGENTE, DEVEMOS PERGUNTAR: PORQUE BUSCAR?
1. Porque você terá vida para a sua alma, v.3, “...ouvi, e a vossa alma viverá...”.
a) Ez 18.26-27, “26 Desviando-se o justo da sua justiça e cometendo iniquidade, morrerá por causa dela; na iniquidade que cometeu, morrerá. 27 Mas, convertendo-se o perverso da perversidade que cometeu e praticando o que é reto e justo, conservará ele a sua alma em vida”. Já no Velho Testamento havia o conceito de que a verdadeira vida espiritual só poderia ser vivida, debaixo da obediência a Deus e à sua Palavra.
b) Jo 14.6, “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”. Somente Jesus, é a verdadeira vida.
2. Porque Deus fará contigo um concerto eterno, v.5, “...farei uma aliança perpétua...”.
a) Este pacto, este concerto, esta aliança, foi firmada e selada com o sangue de Cristo, Mc 14.24, “Então, lhes disse: Isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos”. A aliança que temos hoje com o Senhor é superior a todas as alianças do Velho Testamento, porque foi firmada, não com sangue de bodes, carneiros, mas com o sangue precioso do Filho de Deus:
- Jr 31.31-33, “31 Eis aí vêm dias, diz o SENHOR, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá. 32 Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porquanto eles anularam a minha aliança, não obstante eu os haver desposado, diz o SENHOR. 33 Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o SENHOR: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”.
- Hb 8.6, “Agora, com efeito, obteve Jesus ministério tanto mais excelente, quanto é ele também Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas”.
b) Neste novo pacto, você receberá “as firmes beneficências de Davi”, v.3. Vejamos o que isto representa, de acordo com 2Sm 23.1-5, “1 São estas as últimas palavras de Davi: Palavra de Davi, filho de Jessé, palavra do homem que foi exaltado, do ungido do Deus de Jacó, do mavioso salmista de Israel. 2 O Espírito do SENHOR fala por meu intermédio, e a sua palavra está na minha língua. 3 Disse o Deus de Israel, a Rocha de Israel a mim me falou: Aquele que domina com justiça sobre os homens, que domina no temor de Deus, 4 é como a luz da manhã, quando sai o sol, como manhã sem nuvens, cujo esplendor, depois da chuva, faz brotar da terra a erva. 5 Não está assim com Deus a minha casa? Pois estabeleceu comigo uma aliança eterna, em tudo bem definida e segura. Não me fará ele prosperar toda a minha salvação e toda a minha esperança?” Alguns pontos
- Davi foi colocado como “testemunha dos povos”, v.4. Como Rei e cabeça da Nação de Israel, ele se apropriou das bênçãos prometidas a Abraão, Isaque e Jacó, ou seja, as bênçãos de tornar o nome de Deus conhecido em todo o mundo. A Bíblia fala que Jesus também, foi “a fiel testemunha”, Ap 1.5. Foi com base neste argumento que Jesus foi arguido por Pilatos, Jo 18.37, “Então, lhe disse Pilatos: Logo, tu és rei? Respondeu Jesus: Tu dizes que sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz”. Entrando neste pacto, você será também uma “testemunha” de Deus aos outros, At 1.8, “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra”. Não há privilégio maior do que este.
- Davi também, foi colocado como “príncipe e governador dos povos”, v.4. É considerado o “príncipe” da realeza junto ao seu povo e líder espiritual de outros povos, pois da sua linhagem nasceu Jesus, o Salvador de todos.
- Deus colocou Davi, para espalhar sua glória entre as nações do mundo – “Eis que chamarás a uma nação que não conheces, e uma nação que nunca te conheceu correrá para junto de ti, por amor do SENHOR”, v.5. Entrando para este pacto, você participará em parte deste ministério davídico e gozará das “firmes beneficências de Davi”.
3. Deve-se buscar ao Senhor também, porque com isto você receberá o perdão de seus pecados, v.7, “...volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar”.
- 2Cr 7.14, “se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra”.
4. Busque ao Senhor para que tua alma tenha vida, para você receber os privilégios que recebeu Davi e para que você receba o perdão de seus pecados.

IV. PARA UMA BUSCA INTELIGENTE, DEVEMOS PERGUNTAR: QUANDO BUSCAR?
1. “Enquanto se pode achar, e enquanto Deus está perto”, v.6, “Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”.
2. Haverá um tempo em que a Igreja de Cristo será tirada da terra, e a partir daí, o Senhor não mais será encontrado, 1Ts 4.15-17, “15 Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. 16 Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; 17 depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor”. Com o “arrebatamento da Igreja”, a porta da oportunidade será fechada, uma vez que o Espírito Santo que hoje habita nos crentes, subirá e não poderá convencer mais o homem “do pecado, da justiça e do juízo”. Será quase impossível alguém ser salvo naquele período.
3. Só restará para aqueles que não subirem com o Senhor a destruição e perdição eterna, 1Ts 5.1-3, “1 Irmãos, relativamente aos tempos e às épocas, não há necessidade de que eu vos escreva; 2 pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite. 3 Quando andarem dizendo: Paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição, como vêm as dores de parto à que está para dar à luz; e de nenhum modo escaparão”.

CONCLUSÃO:
1. O que você tem buscado neste mundo? Dinheiro, emprego, cura, prazer, etc.?
2. Vejam um homem que buscou tudo isto e muito mais e a que conclusão ele chegou?, Ec 2.3-11, “3 Resolvi no meu coração dar-me ao vinho, regendo-me, contudo, pela sabedoria, e entregar-me à loucura, até ver o que melhor seria que fizessem os filhos dos homens debaixo do céu, durante os poucos dias da sua vida. 4 Empreendi grandes obras; edifiquei para mim casas; plantei para mim vinhas. 5 Fiz jardins e pomares para mim e nestes plantei árvores frutíferas de toda espécie. 6 Fiz para mim açudes, para regar com eles o bosque em que reverdeciam as árvores. 7 Comprei servos e servas e tive servos nascidos em casa; também possuí bois e ovelhas, mais do que possuíram todos os que antes de mim viveram em Jerusalém. 8 Amontoei também para mim prata e ouro e tesouros de reis e de províncias; provi-me de cantores e cantoras e das delícias dos filhos dos homens: mulheres e mulheres. 9 Engrandeci-me e sobrepujei a todos os que viveram antes de mim em Jerusalém; perseverou também comigo a minha sabedoria. 10 Tudo quanto desejaram os meus olhos não lhes neguei, nem privei o coração de alegria alguma, pois eu me alegrava com todas as minhas fadigas, e isso era a recompensa de todas elas. 11 Considerei todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também o trabalho que eu, com fadigas, havia feito; e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol”.
3. Busque ao Senhor par ter vida eterna, e obter o perdão de seus pecados.