Total de visualizações de página

terça-feira, 2 de agosto de 2011

MANTENDO-SE FIEL NAS PROVAÇÕES

Texto: Tiago 1:2-9
Introdução: As provações moldam nosso caráter e nos torna mais fortes.
I-                    CONSTANCIA E FIDELIDADE  NAS PROVAÇÕES
Tudo na vida é um teste para o caráter. As circunstâncias nunca formam o caráter; elas simplesmente revelam. As grandes transformações acontecem quando passamos por tribulações. Quem não passa pelas dificuldades fica do mesmo jeito a vida toda Rm. 5:3,4
1-      OS TEMPOS DE SOFRIMENTO SÃO PERÍODO DE APRENDIZADO
O salmista ressaltou que, “ o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” Sl. 30:5. Esta passagem comprova que a dor, a tristeza e o sofrimento são transitórios. Daí o motivo pelo qual o cristão não deve ter motivo para desespero. Entretanto quando enfrentamos uma crise e a superamos, tornamos nosso caráter mais perseverante.
A cruz onde Jesus foi crucificado pareceu uma derrota para os discípulos; ela foi chamada de derrota pelo mundo, mas Deus fez dela a sua maior vitória.
2-      AS MAIORES BÊNCÃOS EMERGEM DO SOFRIMENTO
Assim como dói quando um ortopedista coloca um osso quebrado no lugar, pode também causar uma enorme dor quando Deus reajusta nosso caráter de servos. Tg. 1:4. Quando analisamos sinceramente nossa vida, descobrimos que houve um maior crescimento depois que atravessamos por momentos de dor e sofrimento.
   Os períodos de calamidade e confusão sempre produziram grandes mentes. O ouro mais puro é produzido na fornalha mais quente, e o relâmpago mais brilhante é produzido na tempestade mais escura. As grandes provações são o preparo necessário para a grandeza. Deus nunca usa a lei do menor esforço, porque isso ajuda no egoísmo e à falta de caráter. Ele nos dá a oportunidade de medir nossas forças e perceber que podemos sair vitoriosos.
3-      A DIDÁTICA DE DEUS É NOS PREPARAR PARA VENCER
Deus normalmente não tira os obstáculos, mas nos capacita para superá-los. O Senhor não economiza problemas,  mas faz-nos descobrir meios adequados para vênce-los. IPe. 5:10
  Se Deus solucionasse de forma paternalista todos os nossos problemas, isso seria menosprezar as faculdades humanas e tornar o homem inútil e inseguro. Ele que nos levar ao conhecimento que podemos chegar onde não conseguimos nem imaginar. Ef. 3:20
II-                  ENFRENTANDO AS PROVAÇÕES COM ALEGRIA
Tiago aos ensinar que os cristãos devem enfrentar as provações com alegria ele tem em mente os seguintes benefícios:
a)      O sofrimento promove a glória de Deus Jo. 9:1-3 ; 11:43
b)      Ensinam a vontade de Deus Sl. 78:34; Ne. 1:8,9
c)       Faz-nos voltar para Deus obtendo sua ajuda Dt. 4:30,31
1-      A ALEGRIA DO CRISTÃO DEVE CONSISTIR EM FAZER A VONTADE DE DEUS
Mesmo em circunstâncias adversas, o cristão maduro sabe a razão das provas que passa Rm. 8:28,29. Nossa capacidade para lidar com diferentes circunstâncias não ocorre imediatamente, mas através de um aprendizado constante baseado na dependência de Cristo Fp. 4:11-13.
2-      A VIDA É UMA ESCOLA
Os mentores da teologia da prosperidade apregoam que o cristão verdadeiro nunca enfrentará percalços e dificuldades. Ao contrário dessas afirmativas, Jesus alertou que, “...no mundo tereis aflições...” Jo. 16:33. Esta teologia triunfalista apresenta um cristianismo sem cruz, onde o sofrimento foi suprimido e onde a pobreza e dificuldades tornaram-se sinônimos de pecado. Em toda Bíblia podemos ver homens e mulheres de Deus que sofreram, lutaram e passaram por diversas dificuldades. A vantagem era apenas uma: Eles continuaram confiando em Deus. Hb. 11:36-40
3-       A FÉ CRISTÃ É UMA CONFORMAÇÃO COM A VONTADE DE DEUS
Jesus orou no Getsêmani: “Meu Pai, se for possível passa de mim este cálice”. Deus, contudo, não evitou o cálice. De modo obediente, Jesus afirmou: “Todavia, não seja como eu quero, mas sim como Tu queres”. Mt. 26:39. Não chegaremos a  uma fé inabalável de imediato, e nunca conseguiremos demonstrá-la a todo instante.Às vezes veremos que uma adversidade segue-se e a outra adversidade sem qualquer alívio. No entanto, suportaremos qualquer quantidade de dor  contanto que compreendamos a razão de nossa esperança, que é o Senhor Jesus Cristo. I Tm. 1:1

III-                PERSEVERANÇA É RESULTADO DE UMA FÉ ATIVA NAS PROVAÇÕES
As dificuldades vencidas nos fortalecem para que enfrentemos outras que surjam, com mais capacidade e confiança. Infelizmente, muitos não conseguem vencer os problemas da vida porque lhes faltam perseverança. I Co. 15:58; Rm. 12:12
1-      A PERSEVERANÇA MANTÉM O CRISTÃO FIRME NA LUTA
Tiago usa uma palavra grega “ hypomoné”, cujo significado é perseverança ou seja o primeiro resultado de uma fé provada. Esta palavra traze-nos a idéia de persistência, da corrida firme até o fim, a despeito das dificuldades.
2-      A PERSEVERANÇA PRODUZ UM  CARÁTER CONFIANTE
A corrida de fé é uma prova de resistência. Hb. 12:1 . Não podemos escolher a corrida. Ela já está proposta por Deus, está no programa dEle.
3-       AS LUTAS TORNAM NOSSAS CONVICÇÕES MAIS CONSISTENTES
S e nossa vida fossem apenas sucesso e alegria, então muito pouco progresso espiritual seria realizado em nossa vida. Somente o Espírito Santo é capaz de transformar o sofrimento em perseverança. Diante das lutas aprendemos nos manter mais constantes e firmes em nossa convicções I Pe. 1: 6-8. As provações fazem com que alcancemos a maturidade e a integridade em nossa vida.
CONCLUSÃO: Muitos há que foram atraídos para igreja por causa de bênçãos que podem receber de Cristo. Na realidade, isto não está de todo errado. Porém trágico é quando a vida cristã não é vista como uma luta, como um enganjar-se com Cristo, e sim como uma fuga. A preocupação maior de um seguidor de Cristo não é se esconder do mal, mas conbatê-lo, onde quer que o encontre.