Total de visualizações de página

terça-feira, 9 de agosto de 2011

COMPREENDENDO A VONTADE DE DEUS


Textos: Rm. 12: 2 II Co. 6:4-7
INTRODUÇÃO: Vencer na vontade de Deus é esperar o momento certo e a hora certa de Deus para as nossas vidas.
I-                     CONHECENDO A VONTADE DE DEUS
Teologicamente, a vontade de Deus é o atributo por meio do qual Ele prova e decide executar todo o necessário para existência e atividade de si mesmo em toda criação. As escrituras sagradas referem-se à vontade de Deus, como:
1-       A VONTADE ABSOLUTA
Freqüentemente a bíblia revela a vontade de Deus como razão definitiva ou absoluta. Paula refere-se a Deus como aquele que faz todas as coisas conforme sua vontade. Ef. 1:11 , a palavra “faz” vem do Gr. Energeo significa: Forma, desenvolve, gera, produz, ou seja todas as coisas foram criadas pela vontade de Deus Ap. 4:11
2-      A VONTADE DIRETIVA
Esta expressão designa qualquer coisa que Deus explicitamente quer. Pode ser chamada de perfeita vontade de Deus. Deus quer que todos os homens sejam salvos I Tm. 2:4, II Pe. 3:9, e que nenhum crente caia em desgraça Jó 6:8,9. Isso não significa que todas as pessoas serão salvas, mas que esse é o desejo de Deus a salvação de toda humanidade.
3-       A VONTADE PERMISSIVA
Refere-se a ato de Deus permitir, ou deixar acontecer, porém não deseja que ocorra. De fato muitas coisas que acontecem no mundo são contrárias a vontade de Deus, ou seja, violências, tragédias, ódios e pecados, mas Ele permite que a ação maligna continue ainda no momento.
Muitas aflições e males que nos acometem são permitidos por Deus I Pe. 3:17; 4:19, mas não é do desejo dEle que soframos I Jo. 5:19
II-                  O PERIGO DE FAZERMOS A NOSSA VONTADE
Nos primeiros versículos da carta aos Romanos, o apóstolo Paulo apresenta Jesus, declarando-nos a importância do evangelho e da salvação, prossegue informando sobre a luta da natureza pecaminosa com a natureza santa que agrada a Deus. Depois explica que o cristão deve viver em completa submissão a Cristo, a liberdade deve ser guiada pelo o amor, à medida que nos edificamos mutuamente na fé.
1-      MORREMOS ESPIRITUALMENTE
2-      SAÍMOS DO PROPÓSITO DE DEUS
Quando abandonamos os preceitos de Deus e criamos nossos próprios caminhos, podemos ser levados à destruição Pv. 4:19; 14:12 ; 16:25
3-      ATRAÍMOS MALDIÇÕES
Quando fazemos nossos planos sem aprovação de Deus, corremos sérios riscos de sofrermos mais adiante e de atrairmos maldições por causa da nossa desobediência Pv. 3:33. Portanto, é preciso ter cuidado quem sempre faz sua própria vontade.
III-                COMO ACEITAR A VONTADE DE DEUS
Os cristãos prudentes concluem que grande parte do comportamento mundano deve ser descartada. Entretanto nossa recusa em nos conformamos com valores desse mundo deve ir muito além de condutas e costumes; deve estar firmada em nossa mente. Deixe Deus transformá-lo em uma nova criatura, mudando sua maneira de pensar! É possível evitar a maioria dos costumes mundanos e continuar a ser orgulhoso, cobiçoso, egoísta, rebelde, e arrogante. Somente quando o Espírito Santo renova, reeduca e redireciona nossa mente somos verdadeiramente transformados Rm 8:5
1-      SENDO FILHOS OBEDIENTES
“Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância” I Pe. 1:14. Não deixe que as tentações que o dominava permaneçam, creia que Jesus já o perdoou. Nosso Deus espera que o imitemos e seguindo seus altos padrões morais e sendo tanto misericordiosos como justos.
·         É importante compreender a luz da bíblia, que o verdadeiro crente e caracterizado:
a)      Obediência a Deus I Pe. 1:22 em lugar da antiga vida de rebelião I Pe. 1:14
b)      Santidade IPe.1:15 em vez de fútil procedimento IPe. 1:18
c)       Temor a Deus II Co. 7:1, em lugar da altivez ante seu julgamento IPe. 1:17
d)      Amor fraternal genuíno, em lugar de afeição hipócrita IPe. 1:2

2-      TENDO CUIDADO COM O AMOR AO MUNDO
I Jo. 2:15 “ Não ameis o mundo...”. Há algumas pessoas em que o mundanismo está limitado ao comportamento exterior: com quem se associam os lugares que freqüentam as atividades que apreciam. O mundanismo também interior, porque começa no coração é caracterizado por três atitudes:
a)      A cobiça pelo prazer;
b)      A cobiça por tudo que se vê;
c)       O orgulho pela posse.
3-      TENDO UMA MENTE RENOVADA
“ E vos renoveis no espírito da vossa mente” Ef. 4:23. Ter uma nova vida cristã é um verdadeiro processo. Embora tenhamos recebido um novo nascimento em Jesus, não quer dizer que automaticamente teremos somente bons pensamentos e exibiremos atitudes corretas. Mas se continuarmos ouvindo a Deus, estaremos em constante transformação, Ef. 5:17.

CONCLUSÃO: Como servos de Deus a bíblia nos exorta a orar para que a vontade do Senhor seja feita Mt. 6:10. Devemos, portanto, com sinceridade desejar a vontade de Deus.