Total de visualizações de página

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

FIRMEZA NA CAMINHADA CRISTÃ

Introdução: A pessoa nascida de novo – Jo 3: 5 filha de Deus – Jo 1: 12 serão vitoriosas na vida espiritual ao se posicionar em obediência aos princípios que regem a dinâmica da vida cristã. Nenhum crente quer viver em derrota ou sujeito a perder a comunhão com Deus em razão de alguma fraqueza ou envolvimento com o pecado. O crente quer ser firme na fé; embora na caminhada para o céu experimente “altos e baixos” na peregrinação. Há alguns elementos comparativos da firmeza do crente:

1 – UM SOLDADO: O soldado é um guerreiro e deve estar munido de armamento adequado. O soldado será vitorioso se souber usar suas armas com perícia. As batalhas do crente são espirituais. Suas armas devem ter as proporções de segurança contra as investidas do inimigo – II Co 10. 4. A armadura de Deus – Ef 6: 10-20 – é composta de armas de ataque e defesa. Ela protege as partes vitais do corpo do soldado de Deus, e derruba as forças inimigas por terra. Andar desprevenido sem o capacete da salvação, sem a espada do Espírito, sem a couraça da justiça, e sem o escudo da fé é caminhar à beira do precipício. O crente deve andar calçado das boas novas de Cristo – Jr 2: 25.

2 – UM ARVOREDO: As raízes profundas é o sustento da árvore. Ventos constantes promovem estabilidade ao arvoredo. Na parábola do semeador – Mt 13 – vemos a tragédia de arbustos sem raízes profundas. As raízes da vida cristã é a Palavra de Deus adubando o coração e promovendo o crescimento produtivo – I Co 3: 6. Levar a vida cristã de modo superficial, sem compromisso definido e sem sacrifícios correspondentes, é iludir-se. É ser caule oco, sujeito a cair a qualquer momento.

3 – UMA CONSTRUÇÃO: A fundação é o segredo das construções permanentes. As colunas devem estar alicerçadas na base e entrelaçadas de vigas. A vida inabalável é a que se apóia na Palavra de Deus, ouvida, crida, lida, meditada e praticada Mt 7: 24-27. Por mais firme que seja a construção, não se podem permitir goteiras, vazamentos e pequenas rachaduras, pois com o passar do tempo o desmoronamento virá a ocorrer. A construção não pode estar “escorada ou encostada” em outra, mas deverá depender da sua estrutura na base sólida em que estiver edificada – I Tm 4:16.

4 – IMPEDIMENTOS À FIRMEZA: O reino espiritual é impedido por Deus de se misturar com o material; são distintos – II Co 6. 14. A mistura do ferro com o barro impede a durabilidade do projeto, da edificação espiritual – Dn 2: 41. Dependendo das “rodas” freqüentadas pelo crente, ele será uma testemunha frágil e decadente – Sl 1. O isolamento das pessoas é errado, mas a separação do pecado é correta. O crente é o sal da terra e a luz do mundo, mas se permitir intimidade com as trevas ficará ofuscado e sem “sabor” – Mt 5:13-16.

5 – ESTÍMULO À FIRMEZA: Sejam firmes! I Co 15. 58 – No trabalho cristão e na abundância de dedicação. Não se pode ser firme em Cristo estando de braços cruzados constantemente. O serviço cristão faz parte da empreitada santa. A firmeza tem recompensa. O desmazelo e o desânimo são ferramentas de Satanás; com elas em ação ele tem conseguido neutralizar milhares de trabalhadores do Senhor mundo afora. As operações no Reino de Deus precisam da mão-de-obra de todos os redimidos. Cada um faz uma parte do trabalho – Ef 4: 11, I Co 12: 28-31.

Conclusão: Não havendo firmeza em Cristo Jesus por parte do crente, ele deixará suas construções pela metade. Será seduzido a voltar ao mundo de incredulidade. Vigiemos!


Fonte: Manacial de Mensagens Pr. Odair Alves